Comarca do Tribunal de Justiça realiza correição virtual em presídio em Rondônia


Com o objetivo de verificar as condições do sistema penitenciário, mensalmente os juízes corregedores vão aos presídios. Diante da pandemia da Covid-19, as inspeções presenciais foram suspensas e, neste cenário, surgiu a possibilidade de utilização da tecnologia em favor da atividade jurisdicional.

Na comarca de Costa Marques (RO), o dinheiro das penas pecuniárias foi investido para instalação de internet, possibilitando a realização virtual de todas as audiências de instrução e justificação com os presos.

Na quinta-feira (9/7), o juiz da comarca de Costa Marques, Lucas Niero Flores, em conjunto com a defensora pública, Débora Machado Aragão, que responde pelo Núcleo da Defensoria de São Francisco do Guaporé e Costa Marques, realizou inspeção virtual na casa de detenção. “Nós ouvimos os detentos e realizamos o atendimento com acesso aos sistemas eletrônicos. O recluso já saía com todas as respostas de seus questionamentos”, explicou o magistrado.

O juiz ressaltou que obteve um feedback positivo dos presos sobre a implantação do projeto “Alô meu mundo”. O projeto contempla os presos de bom comportamento permitindo que tenham contato com familiares, por meio de chamadas de vídeo. “O celular também foi adquirido com dinheiro das penas pecuniárias e os detentos se mostraram satisfeitos com a visitação virtual com os familiares.”

Alô Meu Mundo

Alô Meu Mundo é o nome do projeto que coloca presos da Casa de Detenção local em contato com familiares, por meio de chamadas de vídeo. O projeto ganhou ampliação com as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, que levaram a Secretaria de Estado da Justiça à suspensão das visitas.

Fonte: TJRO

The post Comarca do Tribunal de Justiça realiza correição virtual em presídio em Rondônia appeared first on Portal CNJ.